Além de ser advogado de defesa na Lava Jato, ele é cofundador de um instituto que estuda sobre o uso indevido e o abuso da lei para fins políticos e militares
Cristiano Zanin, advogado de Lula Foto: EFE/David Fernández
O advogado Cristiano Zanin Martins, 47 anos, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) vaga após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.
Zanin é advogado criminalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. Ele desenvolveu sua carreira atuando como especialistas em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.
Como advogado de Lula, ele atuou para conseguir a anulação das condenações do petista em decorrência da Operação Lava Jato.
Enquanto representava o petista, Zanin levou o caso para a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, levando-a a entender que o então ex-presidente foi preso ilegalmente com o objetivo de impedi-lo de disputar as eleições de 2018.
Além de sua atuação na Lava Jato, o advogado é cofundador o Instituto Lawfare que tem como objetivo produzir conteúdo científico e analisar casos que envolve o fenômeno. Para quem não sabe, Lawfare se refere ao uso indevido e o abuso da lei para fins políticos e militares.
PLENO.NEWS