Web resgata vídeo em que Marina Silva fala “caixa-preta”

Destaque

Hoje, a ministra considera a expressão como algo pejorativo aos negros

Marina Silva na CPI das ONGs Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, corrigiu o senador Plínio Valério (PSDB-AM) sobre a expressão “caixa-preta”, mas não esperava que os internautas resgatassem um vídeo no qual ela aparece utilizando a mesma expressão.

Caixa-preta é o nome dado a um aparelho utilizado em aviões, que serve para registrar informações importantes sobre o voo, como mensagens enviadas e recebidas à torre, condições do avião, conversas dentro da cabine, a variação da velocidade, entre outros. Antigamente, esses dispositivos dos aviões eram da cor preta, hoje são laranja.

Mas para a ministra, a expressão é uma forma pejorativa de falar sobre pessoas pretas.

– Caixa-preta não, senador. Isso é uma forma pejorativa de se dirigir às pessoas pretas. Preta sou eu que estou aqui do seu lado – disse Marina, seguindo um vocabulário “politicamente correto” que tenta modificar o significado das palavras, em audiência da CPI das ONGs nesta terça-feira (28).

Já no vídeo antigo, datado de agosto de 2018, a ministra utilizou a mesma expressão para falar de informações importantes que deveriam vir à tona, assim como foi colocado pelo senador Valério.

– O governo federal pode abrir a caixa-preta de saber quem tem boa gestão ou má gestão para poder resolver, inclusive, os problemas de recursos e financiamento – dizia Marina sobre questões da Educação do país naquele momento.

PLENO-NEWS

 

Deixe uma resposta