Votação de Lula pode ter chegado ao limite no 1º turno

Destaque

O eleitorado do presidente Jair Bolsonaro cresceu em pelo menos 15 Estados do país

Luiz Inácio Lula da Silva tenta voltar à Presidência da República | Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

Segundo o cientista político Leonardo Barreto, diretor da Vector Research, a votação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter chegado perto do limite no primeiro turno. As conclusões aparecem em um artigo publicado nesta terça-feira, 25, no portal O Antagonista. No texto, Barreto analisou os resultados de pesquisas eleitorais realizadas por sete institutos em 15 Estados. Em todos, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu números melhores que os do primeiro turno.

“Os dados sugerem que Lula e Bolsonaro estão mais próximos do que o registrado nas pesquisas nacionais, com possibilidade de o atual presidente já estar na frente”, concluiu. “Na média ponderada, considerando o peso de cada Estado sobre o total de votos, Bolsonaro cresceu dez vezes mais do que Lula (7,81 x 0,78), dando força à hipótese de que o estoque de votos petistas chegou perto do limite no primeiro turno.”

Votação indefinida entre Lula e Bolsonaro

Barreto explica, porém, que a situação ainda não está definida. “Os resultados dos Estados com pesquisa disponível foram agregados aos dos Estados sem pesquisa”, escreveu. “Nesse caso, repetimos a votação do primeiro turno na simulação. O placar passou a ser de 49,05 x 49,00.”

Na opinião do cientista político, um dos fatores para vitória será a conquista do eleitorado que se absteve. “Essa situação reforça o diagnóstico de que a abstenção terá um papel central no resultado, algo que nunca foi considerado como variável importante em todas as eleições anteriores realizadas desde 1989”, explica. “Ou seja, o eleitorado que quiser mais, o mais mobilizado, com maior comparecimento, é o que deve ganhar a eleição.”

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta