O ministro mentiu ao presidente Lula sobre o voo de volta; ele também retornou para Brasília com um avião da FAB
Juscelino Filho Foto: Isac Nóbrega / MCom
O voo que levou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, de Brasília (DF) para São Paulo (SP) para que ele participasse de um leilão de cavalos custou R$ 130.392,87 aos cofres públicos.
O cálculo foi feito pelo Ministério da Defesa e se refere a viagem feita em janeiro deste ano, quando o ministro viajou para cumprir agenda na capital paulista, usando a maior parte do tempo para compromissos particulares.
Além do leilão, Juscelino Filho esteve na inauguração de uma praça em homenagem a um cava e foi a uma festa também dedicada aos equinos.
Ao contrário do que o filho do ex-governador do Maranhão falou ao presidente Lula, o voo de volta não foi em carona com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, mas sim um voo de “viagem a serviço” de São Paulo para Brasília que foi pago com dinheiro público.
A Defesa forneceu essas informações após um pedido feito pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que cobrou explicações do governo sobre o caso.
O que foi informado pela pasta é que Juscelino pediu uma aeronave da FAB dois dias antes da viagem e solicitou um avião três dias antes do voo. Ele esteve em São Paulo entre os dias 27 e 30 de janeiro.
PLENO.NEWS