Muito discretamente, há um velado movimento entre nossos políticos, com vistas a próxima eleição municipal, em outubro de 2024.
Como o atual alcaide não poderá renovar o seu mandato, trabalha assiduamente para preparar um dos seus seguidores, com vistas a ocupação do seu posto.
Quanto a oposição, pelo que estamos observando, são muitos os pretendentes, mas há a possibilidade de convergência para apenas um, caso queiram ganhar a eleição.
Do lado dos atuais mandantes, a tarefa certamente não será fácil, mesmo com o desempenho de razoável para bom do alcaide Zito Barbosa, que pratica uma política de risco, ao não propiciar mais espaço para seus coligados.
Vez ou outra, ao longo do tempo, ouvimos citações do atual vice-prefeito como o escolhido do nosso gestor, porém tais assertivas pouco prosperaram e, também, ultimamente calaram-se os que assim agiam, ou seja, o apoio ao vice-prefeito Emerson Cardoso Macedo.
Entre os oposicionistas, ouve-se muito a citação dos pretendentes ao “trono municipal”, através dos nomes do ex-deputado Tito, da vereadora Carmélia da Mata, da ex-vereadora e secretária municipal e presidente do MDB local, Karlúcia Macedo, da professora Nilza Martins, do PT e, ainda, pelo PSD, a ex-deputada e ex-prefeita, Jusmari Oliveira.
As chances de vitória da oposição, casa haja um consenso entre seus partícipes é considerada bem maior do que as do atual alcaide, porém, é bom que se frise, que havendo divisões no lado oposicionista, estas penderão para o lado do candidato que vier a ser indicado e apoiado pelo prefeito Zito Barbosa.
Temos ainda, por motivos diversos, várias alternativas com relação ao próximo pleito. O tempo, todavia, em muito contribuirá para qualquer um dos lados.
A política, afinal, sempre será vista de forma imprevisível, pois muitas vezes até as previsões mais evidentes deixam de ocorrer. Na política, também, o imponderável acontece de vez em quando.
Itapuan Cunha
Editor