O corpo do papa Francisco foi trasladado na manhã nesta quarta-feira (23) da capela da Casa de Santa Marta para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A informação foi confirmada pela Santa Sé, que também divulgou os horários de visitação pública ao local.
De acordo com o comunicado oficial, fiéis poderão prestar homenagens ao pontífice nesta quarta-feira, das 11h à meia-noite; na quinta-feira (24), das 7h à meia-noite; e na sexta-feira (25), das 7h às 19h.
“Vinte mil pessoas, com longos aplausos, saudaram a passagem do corpo do Papa Francisco. A procissão chegou ao interior da Basílica e, em frente ao Altar da Confissão, o caixão com o corpo do Papa foi colocado no chão” diz a nota.
O funeral de Francisco está previsto para o sábado (26), às 10h, também na Basílica de São Pedro. Após a celebração, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, local de sepultamento escolhido pelo próprio papa.
A cerimônia fúnebre será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marca o início do Novendiali, os nove dias tradicionais de luto e orações dedicados ao papa falecido, e inclui os ritos finais da Última Commendatio e da Valedictio.