Pela primeira vez na história, PL elege maioria na Câmara dos Deputados
A maior bancada eleita na Câmara dos Deputados pertence ao partido escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição neste ano. Com a abertura das urnas neste domingo, 2, o Partido Liberal (PL) apresentou um crescimento significativo no número de deputados.
Pela primeira vez na história da legenda, a bancada do partido conseguiu 99 vagas dentro da Câmara. Antes do resultado das eleições, o PL acumulava 76 cadeiras.
Em segundo lugar ficou o PT, partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também candidato à Presidência da República. O PT ganhou 12 novos deputados. Com isso, a bancada pula de 56 integrantes para 68 a partir do próximo ano.
A federação que o Partido dos Trabalhadores construiu com o PCdoB e o PV acumula 80 deputados. Neste cenário, a esquerda, somada à quantidade de candidatos eleitos pelo PSB (14), PDT (17), PSOL e Rede (14), vai reunir 124 novos cargos.
Em contrapartida, o Progressistas (PP) é o partido que mais perdeu integrantes na Câmara dos Deputados na próxima legislatura. A bancada atual de 58 deputados vai ser reduzida para 47 parlamentares.
A situação também não foi favorável ao PSDB. A legenda conta hoje com 22 deputados, mas vai ter 13 a partir do dia 1º de fevereiro de 2023. O partido apresentou o pior resultado eleitoral de sua história no domingo. Não elegeu nenhum governador em primeiro turno e também não emplacou senadores.
Durante entrevista ao portal UOL News, João Doria comentou a derrocada eleitoral do PSDB. “Infelizmente o partido perdeu a hegemonia em São Paulo depois de quase 30 anos à frente do governo”, afirmou o empresário. “É uma análise que tem que ser feita com muita humildade pela direção do PSDB. A seguir nesse ritmo, o PSDB tende a desaparecer, o que seria uma pena, uma tristeza.”
Partidos que conquistaram mais deputados na Câmara:
- PL = 99
- PT/PCdoB/PV = 80
- União Brasil = 59
- MDB = 42
- Psol/Rede = 14
- Podemos = 12
- Avante = 7
Quem perdeu mais deputados:
- Progressistas (PP) = 47
- PSB = 14
- PSDB/Cidadania = 18
- Novo = 3
- Soliedariedade = 4
- PSD = 42
- Republicanos = 41
- PSC = 6
- PDT = 17
- PTB = 1
- Patriota = 4
- Pros = 3
REVISTA OESTE