O candidato de direita Rodolfo Hernández vai disputar o segundo turno contra o ex-guerrilheiro Gustavo Petro | Foto: Reprodução/Redes Sociais
As eleições na Colômbia serão decididas no segundo turno em 19 de junho. Em um surpreendente avanço na reta final da campanha, o candidato Rodolfo Hernández, de 77 anos, conhecido como “Trump colombiano”, desbancou o candidato da direita tradicional, Federico Gutiérrez, e vai ao segundo turno contra o esquerdista Gustavo Petro, um ex-guerrilheiro que concorre à sua terceira eleição presidencial.
Com as urnas apuradas, Gustavo Petro avançou com 40,33% dos votos. Hernández, um magnata do setor da construção civil com um patrimônio avaliado em US$ 100 milhões e investimentos em todo o país, ficou com 28,15% (5,9 milhões) dos votos.
Com uma campanha forte nas redes sociais e encampando um discurso antissistema e de ataque à corrupção dos partidos tradicionais, Hernández cativou um eleitorado insatisfeito com a direita tradicional, que apoiava Gutiérrez, ligado ao atual presidente, Iván Duque.
Já muito polarizada no primeiro turno, a nova rodada deve esquentar ainda mais o debate ideológico até 19 de junho na Colômbia. Um deles à esquerda, que pela primeira vez pode governar o país, e o outro da direita.