O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já julgou 750 registros de candidaturas para as disputas eleitorais deste ano, conforme dados desta quarta-feira, 24, do portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas). O estado baiano possui 32,03% dos registros julgados do país e está à frente de todos os demais TREs.
De a cordo com o Tribunal, a agilidade em julgar as candidaturas está sendo possibilitada pelo “Janus”, um sistema criado pelo do TRE da Bahia que proporciona a automação processual e uso de inteligência artificial em casos de demanda de baixa complexidade.
O presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, celebrou a performance do sistema e acrescentou que “diante das inúmeras atividades inerentes ao período eleitoral, ter o Janus, ferramenta ungida e criada pelo TRE-BA como uma grande aliado das equipes da Justiça Eleitoral para atuar na apreciação dos processos de registro de candidatura, evidencia, sobretudo, a importância de as instituições estarem atentas às transformações sociais, principalmente as proporcionadas no âmbito da tecnologia”, disse o desembargador. O presidente também ressaltou que o número reflete um aumento significativo na produtividade de forma qualitativa e quantitativa.
“O desempenho é maravilhoso, o Janus alavancou o processamento e julgamento dos registros de candidaturas na Bahia”, disse a Secretária Judiciária do 1º Grau, Hercília Barros. Ela integra a Comissão Gestora do Janus e é responsável pelas regras de negócios aplicadas no sistema. “É gratificante constatar a projeção das atividades jurisdicionais no Regional baiano”, destacou.
DivulgaCandContas
No sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral baiana já alcançou nesta quarta, o percentual de 44,30% de julgamento dos processos de registro de candidatos recebidos nas Eleições Gerais de 2022.
Dos 1.693 pedidos de registros de candidatura de candidatos no estado, 750 pedidos já foram julgados, com um total de 738 candidaturas aptas e 12 registros inaptos. 943 aguardam por julgamento.
De acordo com o Calendário Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais do país têm até o próximo dia 12 de setembro para julgar todos os registros.
Jornal A TARDE