Isso de fato ainda não aconteceu. A largada para o verdadeiro início da campanha depende de muitas articulações. No “cockpit’ das convenções alguns competidores já estão dando voltas nas pistas. Abasteceram seu tanque de propagandas, ensaiaram as promessas que nem sempre poderão ser cumpridas e se acham preparados para essa insana corrida eleitoral.
Nos treinos alguns tiveram pneus furados e até motor batido, mudaram de escuderia e se contentaram e se tornarem políticos de teste. E quando as luzes vermelhas se apagarem ficarão nos “books”, aguardando o desempenho de seu piloto político.
Alguns até já se tornaram profissionais na vice liderança e esperam que na próxima corrida estejam cotados para serem enfim, os ponteiros. E assim segue essa maratona onde a possibilidade de empate é praticamente nula. Nessa competição apenas para um será agitada a bandeira quadriculada, os demais ficam pelo caminho.
Nas arquibancadas o eleitorado se movimenta e tenta abastecer o tanque de seu corredor preferido e caso isso se torne insuficiente procura um meio de furar o pneu do adversário, pois nesse vale tudo até previsão de chegada antecipada, fraudulenta e mal remunerada tem lugar, momento e ocasião.
Nesse país de muitas escuderias, onde se não me falha a memória, passam dos trinta, o que pouco existe são pilotos competentes. E como o combustível vem da arquibancada, muitas vezes os pangarés cruzam a linha de chegada, deixando para traz pilotos experientes que a galera da torcida não soube alimentar com o combustível mais volátil, que o voto.
Só nos resta aguardar o desfecho dessa maratona, que embora seja de caráter e desejo pessoal, irá atingir toda uma comunidade por quatro anos de expectativas. Tanto os que alimentaram o combustível da corrida, como os que resolveram entupir a bomba de gasolina.
Lá no podium a taça será entregue transbordando de champanhe ou de algo viscoso que só se encontra no esgoto. Mas, é o povo que decide!
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação, divulgada pelo Blog do Itapuan, Facebook, You Tube, Zap e por todos que amam de fato esse Brasil.