Decisão atende a pedido de deputado do PL
Lula durante live semanal Foto: Reprodução / Youtube / Canal do presidente Lula
O Tribunal de Contas da União (TCU) fará uma auditoria sobre os presentes recebidos neste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão atende um pedido feito pelo deputado federal Junio Amaral (PL-MG) e aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.
Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o congressista afirma que o objetivo é “apurar a legalidade” do recebimento e registro dos objetos, “bem como a conformidade de todos os procedimentos adotados com o disposto no Código de Conduta da Alta Administração Federal”.
Fontes da Corte de contas afirmam que o tribunal é obrigado a cumprir por se tratar de uma solicitação do Congresso. Assim, a presidência do TCU encaminhou em despacho à Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) um pedido para a abertura das diligências.
– A Solicitação do Congresso Nacional tem natureza urgente e tramitação preferencial. Encaminhem-se estes autos à Segecex, para adoção das providências pertinentes, com a devida urgência que o caso requer – diz o documento.
Esta não é a primeira vez que o TCU audita brindes recebidos por Lula durante seu período na Presidência. Em 2016, o tribunal chegou a determinar que alguns dos presentes e documentos que foram incorporados pelo petista a seu acervo retornassem para a União.
PLENO.NEWS