Na difícil tarefa de substituir o prefeito Zito Barbosa em Barreiras, Otoniel Teixeira começa a implantar sua trajetória em estilo próprio, de trabalho intenso, mas objetivo.
Tanto é assim, que nos primeiros dias ele pouco foi visto, pois começou a se aprofundar em gerir a máquina administrativas, muitas vezes trabalhando além do expediente nornal. Só então, as audiências de rotina foran iniciadas. Os trabalhaos, em consequência, começaram a fluir.
Habituado a atuar como vereador, durante 12 anos, muito assimilou sobre as rotinas administrativas, o que facicilitou a mudança para o lado do executivo, diferente, é verdade, mas com muitas nuances semelhantes.
Já no primeiro mes de governança, eis que Otoniel é recebido pelo governador do Estado, através da sua amiga Jusmari Oliveira, obtendo acordos em benefício de sua gestão, como 500 casas populares, macro drenagem nas partes baixas de Barreiras; uma via perimetral (contorno da cidade BR 324) no sentido de Brasília);
Para um estreante como administrador de uma cidade do porte de Barreiras, sempre alheia ao partido do governo, trata-se de uma façanha destacada, mas próxima da tentativa do governador de melhorar a performance do seu partido na região. Para nós, creio que também para Otoniel, importa muito a conquista de obras que melhorem a estrutura urbana da nossa Capital do Oeste.