Com a vitória sobre o América, na noite desta segunda-feira (25), o Vasco deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após 18 rodadas no grupo.
A campanha de recuperação, com três vitórias seguidas, foi impulsionada pela chegada do técnico argentino Ramón Díaz, que tem aproveitamento digno de G4 desde que chegou em São Januário.
Ramón Díaz dirigiu o Vasco, até aqui, da rodada 15 a rodada 24. Foram, desde então, 10 jogos, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas. O Cruz-Maltino conquistou 56% dos pontos no período, ou seja, 17 de 30 possíveis.
Apenas Palmeiras e Athletico, com 20 pontos conquistados desde a chegada de Ramón Díaz no futebol brasileiro, e Bragantino, com 18 pontos, pontuaram mais que o Vasco no período.
Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio conquistaram os mesmos 17 pontos. Antes de Ramón Díaz, o Cruz-Maltino, comandado por Maurício Barbieri e pelo interino William Batista, havia conquistado apenas 9 de 42 pontos disputados, ou apenas 21%. O aproveitamento mais que dobrou.
Olhando os rivais na luta contra o rebaixamento, o Goiás, empatado com o Vasco na tabela, com 26 pontos, é quem mais se aproxima do desempenho recente dos cariocas (a partir da rodada 15), com 15 pontos conquistados desde que Ramón Díaz chegou no Rio de Janeiro. O Bahia conquistou 12, o Santos 8, o América 8 e o Coritiba apenas 4 (o Coxa tem um jogo a menos).
Com Ramón Díaz, o Vasco não apenas viu a luz no fim do túnel, como pode, enfim, respirar fora dele, após 18 rodadas de agonia. Na próxima rodada, o Cruz-Maltino encara outro rival direto na luta contra o Z4, o Santos, que tem dois pontos a menos.
Pontos conquistados desde a rodada 15: Athletico, Palmeiras – 20 pontos Bragantino – 18 pontos Vasco (com Ramón Díaz) – 17 pontos Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio – 17 pontos Botafogo, Corinthians, Fortaleza e Goiás – 15 pontos Flamengo – 14 pontos Cuiabá – 13 pontos Bahia – 12 pontos América Mineiro, Cruzeiro, Internacional e Santos – 8 pontos São Paulo – 6 pontos Coritiba – 4 pontos
O Gol