Senador diz que é absurdo ausência de Rui Costa na CPI da Covid

CPI DA COVID

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor de requerimentos que pede a convocação de pessoas ligadas ao escândalo da compra dos respiradores do Consórcio Nordeste, como Bruno Dauster e a dona da Hempcare, Cristiana Prestes, classificou como absurda a ausência de Rui na CPI da Covid.

Em suas redes sociais, Girão, que já apresentou requerimentos pedindo também a convocação do governador baiano na CPI para esclarecer a compra dos aparelhos, afirmou que “quem não deve, não teme”, ao se referir à tentativa de governadores de impedir que eles precisem se apresentar, em ação movida no STF.

“Recorrer ao STF para evitar uma investigação é desleal e covarde com o povo. Estão com medo do que? Recursos para os Estados lidarem com a pandemia não faltou, a mesma afirmação não pode ser feita sobre escândalos de superfaturamento”, começou o senador, que também citou a ausência de Rui na comissão.

“Conseguimos o avanço de convocar governadores para depor na CPI, mas, estranhamente, tiraram os prefeitos, o que estava na pauta. Outro absurdo é a ausência do ex-presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa. Se o STF decidiu dar mais autonomia aos Estados e Municípios, que eles sejam também responsabilizados por suas ações”, completou.

O requerimento de Girão foi indeferido na ocasião. No lugar de Rui, foi convocado o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), atual presidente do Consórcio. Mas, na época da compra dos respiradores, o bloco ainda era presidido por Rui, cabendo ao governo baiano tratar das negociações dos aparelhos que foram pagos, mas não foram entregues.

Política ao Vivo

Deixe uma resposta