Semana de convenções tem Bolsonaro em ginásio e evento do PT sem Lula

Destaque

Presidente aposta em evento de massa no Rio de Janeiro, enquanto adversários vão fazer cerimônias mais discretas

Bolsonaro espera reunir pequena multidão no Ginásio do Maracãnazinho, no Rio
Bolsonaro espera reunir pequena multidão no Ginásio do Maracãnazinho, no Rio | Foto: Presidência da República

O clima de campanha vai começa a dominar o noticiário político nos próximos dias, com uma sequência de convenções partidárias que vão oficializar candidaturas à Presidência, de Jair Bolsonaro e de adversários. A tendência é que, a partir desta semana, os eleitores comecem a se habituar com logotipos e slogans dos principais candidatos.

O calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o período entre 20 de julho e 5 de agosto para a realização das convenções. Logo no primeiro dia dessa janela, Ciro Gomes (PDT) vai oficializar a sua candidatura.

No domingo, depois das primeiras convenções, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai oficializar a candidatura no Rio de Janeiro. Bem ao seu estilo, apostando no corpo a corpo com apoiadores, o atual ocupante do Palácio do Planalto espera reunir uma pequena multidão para a largada da corrida eleitoral.

A triagem e o controle da entrada vão ser feitos pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), com a ajuda das forças policiais do Rio de Janeiro. Para fazer o credenciamento para o evento, o interessado deve entrar no site do Partido Liberal.

Por sua vez, Lula não vai usar a oportunidade do calendário eleitoral para expor sua candidatura. Enquanto a convenção do PT for realizada em São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente vai estar cumprindo agenda ao lado do vice da sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), nas cidades pernambucanas de Serra Talhada, Garanhuns e Recife.

Oficialmente, a campanha para as eleições começam em 16 de agosto, com permissão para realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas e propagandas na internet.

O TSE tem até 12 de setembro para julgar os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

Calendário de convenções

  • Quarta-feira, 20 de julho: Ciro Gomes lança a sua candidatura à Presidência, em evento na sede do PDT, em Brasília, às 15 horas.
  • Quinta-feira, 21 de julho: o PT lança a candidatura de Lula em evento em São Paulo de caráter protocolar, sem a presença do ex-presidente. O pré-candidato vai estar em agenda em Pernambuco.
  • Sábado, 23 de julho: André Janones, do Avante, lança candidatura em evento marcado para o Ginásio Minascentro, em Belo Horizonte.
  • Domingo, 24 de julho: o presidente Jair Bolsonaro lança sua candidatura em evento marcado para o Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com o horário de início simbólico de 8h22 — usando o 22 do PL.
  • Segunda-feira, 25 de julho: o MDB vai lançar a candidatura de Simone Tebet de forma virtual.

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta