A Secretaria de Educação de São Desidério (SEDUC) realizou na manhã desta sexta-feira, 08, uma live para apresentação do Projeto de Educação Ambiental, desenvolvido em toda rede municipal de ensino. Intitulada Vida Cerrado: Alimento e Cura, a live teve formato de diálogo com a participação da moradora e associada da Comunidade Geraiseira de Ponte de Mateus (COMGEPOM), Manuella, do membro da Comissão do Projeto Geoparque de São Desidério, Georghinton Diego e do Mestre e Doutor em Geografia, Valney Rigonato.
O Projeto desenvolvido na rede municipal é interdisciplinar e trabalha com os alunos a identificação e investigação dos alimentos do cerrado presentes no cotidiano das comunidades onde estão inseridos. “Como é impossível falar de interação com a comunidade sem considerar as diversas identidades e os saberes que são passados a cada geração, os professores também estimulam a pesquisa com os moradores sobre o uso das plantas, frutos, raízes que são utilizados como alimento e como fitoterápico para curar doenças que são tratadas na própria comunidade”, explicou a responsável por projetos de Educação Ambiental da SEDUC, Anna Cláudia Soares.
O objetivo desse projeto é promover a interação entre habitantes do município, o ambiente onde vivem e os saberes que foram construídos ao longo do tempo para desenvolver e ampliar o sentimento de pertencimento ao lugar onde vivem, além de valorizar a história de cada local.
Foram abordados os temas, As Relações entre as Comunidades Tradicionais, o Cerrado e sua Conservação, As Propostas do Projeto Geoparque para a Relação entre Turismo Comunitário e as Práticas de Educação Ambiental, e As Identidades e os Saberes Tradicionais na Educação Ambiental.