O Arraiá do Parque, montado no Centro Esportivo Dep. Luiz Braga foi o cenário de mais uma noite de alegria contagiante no São João da Capital do Oeste. Barreirenses, visitantes de toda região e turistas de vários estados curtiram neste sábado (22), o penúltimo dia do maior São João da Bahia promovido por uma gestão municipal e que é também, o mais inclusivo com a presença de intérpretes de libras para tradução dos shows em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão.
No palco da Vila do Forró, os cantores Cleia Lima e Leoni Gomes animaram o público que aproveitaram para conferir os detalhes da cidade cenográfica na Vila do São João e os atrativos do Arraiá do Vale Produtivo, o cenário celebra o clima junino e garante até domingo (23), muita diversão e cultura junina. “Que charme esse ambiente que demonstra a essência do nordestino e as riquezas históricas que fazem parte da memória de Barreiras como a Casa do Fazendeiro, Casa de Taipa e a Casa de Farinha”, disseram o casal Ana Clara e Pedro Batista, moradores do bairro Sombra da Tarde.
No palco principal, a animação teve início com o artista local Isaías Estilizado. Em seguida, Bel Lima, um dos grandes nomes da música piauiense, trouxe o melhor do baião de Luiz Gonzaga com sua sanfona. Já a banda Donas do Bar levou o melhor da música sertaneja romântica, as irmãs de Caetité mostraram a essência das raízes do sertanejo com clássicos já conhecidos do público.
As mineiras Rayane & Rafaela trouxeram em seu repertório suas principais músicas como “Ex Meu, Ex Dela”, “Batendo no Peito, “Roupa Suja”, “Próximo Erro e “Suor Tempo”. E foi no estilo junino que Chiclete com Banana puxou a galera para dançar o tradicional forró. As músicas “Foi Deus”, “ABC do Prazer”, “Balão Dourado” e outras de sucesso animaram a multidão. A festa desta terceira noite de São João foi encerrada com a animação do artista local Bicudinho Estilizado.
Apresentação Especial das Quadrilhas – Juninas da Inclusão
O São João é uma das festas mais democráticas do Brasil, de manifestação única da identidade brasileira, a festa preserva tradições, valoriza a cultura local e fortalece os laços comunitários. Na Capital do Oeste, as Juninas inovaram mais uma vez e trouxeram para suas apresentações a inclusão social com o intérprete de libras.
O São João de Barreiras abriu espaço para a apresentação especial das Juninas que neste sábado recebeu a presença das juninas Luar do Nordeste e Encanto do Oeste. Com o tema “As Amadas de Jorge”, a Junina Luar do Nordeste é pioneira no Oeste da Bahia a aderir o intérprete de libras para tradução do espetáculo em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão e de maneira alegre e contagiante, representou os clássicos do autor baiano Jorge Amado, como Dona Flor, Gabriela, Teia e Tereza Batista.