Saiba quem são os ministros de Lula mais “amados” e “odiados”

Destaque

Levantamento foi feito pela Genial/Quaest entre os deputados

Reunião ministerial do governo Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (10), ranqueou os ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a Câmara dos Deputados. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, com 52% de aprovação, da Justiça, Flavio Dino (48%), e do Planejamento, Simone Tebet (47%), são os mais bem avaliados pelos deputados.

Já Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, obteve o pior resultado, com 41% de reprovação.

Alexandre Padilha, chefe da pasta das Relações Institucionais e principal responsável pela articulação do governo com o Congresso, atingiu 41% de aprovação e foi reprovado por 27% dos deputados, enquanto 28% o consideram regular.

Conforme o levantamento, 41% dos deputados entrevistados consideram a relação do governo Lula com o Congresso negativa, 24% afirmam ser positiva e 32%, regular. Não sabem ou não responderam 2%. Para 67%, o governo dá menos atenção aos parlamentares do que deveria.

Ainda assim, 56% concordam que é grande a chance de aprovação da agenda do governo e 37% consideram baixas as chances. Na esquerda, 88% consideram altas as chances de Lula aprovar agenda de governo. No centro, 61% veem como altas as chances e na direita, 35%.

De acordo com 40% dos entrevistados, o fator determinante para o governo aprovar a agenda é cumprir acordos com os líderes dos partidos e liberar emendas. Para 22%, é ouvir sugestões às propostas antes de apresentá-las. Segundo 15%, ter uma boa relação com o presidente da Casa é o fator determinante, enquanto outros 15% consideram que é ter apoio popular para suas propostas.

O levantamento ouviu 185 deputados em amostra proporcional por região do país e partidos.

*Com informações da AE

Deixe uma resposta