Saiba quem era Ebrahim Raisi, presidente do Irã que perdeu a vida em acidente de helicóptero

Destaque

(Foto: Presidência do Irã, Divulgação)

No domingo, 19 de maio de 2024, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, faleceu em um trágico acidente de helicóptero na província iraniana do Azerbaijão Oriental, próximo à cidade de Jolfa, na fronteira com o Azerbaijão. As condições climáticas no momento do acidente eram severas, com chuva e ventos fortes. Com a morte de Raisi, o vice-presidente Mohammad Mokhber, de 69 anos, deve assumir o cargo.
Ebrahim Raisi, também conhecido como Sayyid Ebrahim Raisol-Sadati, nasceu em 14 de dezembro de 1960 em Mashhad, Irã. Vindo de uma família clerical, ele recebeu educação religiosa e iniciou sua carreira jurídica aos 20 anos. Durante as décadas de 1980 e 1990, ocupou várias posições no sistema judiciário iraniano, incluindo a participação no controverso “comitê da morte”, responsável por execuções em massa de prisioneiros políticos e dissidentes.
Em 2019, Raisi assumiu como chefe da Justiça do Irã, promovendo uma campanha anticorrupção e enfrentando acusações de violações dos direitos humanos. Ele era um ultraconservador e defensor do sistema velayat-e faqih, que estabelece a supremacia do líder supremo do Irã.

Apesar das dificuldades econômicas e das tensões internas e externas, Raisi venceu as eleições presidenciais em 2021, com foco no combate à corrupção, justiça social e resistência às sanções dos EUA. Seu governo enfrentou protestos e controvérsias, incluindo a repressão a manifestantes e o relacionamento tenso com outros países.

Deixe uma resposta