Pela primeira vez na história presos conseguiram fugir de penitenciária de segurança máxima
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça Foto: Reprodução/CNN Brasil Após a fuga de dois criminosos ligados à facção Comando Vermelho do presídio de segurança máxima localizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) informou que vai apresentar um requerimento de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para explicar a situação.
O documento será protocolado na próxima semana, quando os trabalhos da Câmara dos Deputados terão retorno após o feriado de carnaval. O requerimento será apresentado para a Comissão de Segurança Pública.
– É inadmissível que fugas ocorram em presídios federais – declarou o deputado ao comentar o primeiro caso registrado desde a criação das penitenciárias federais.
Identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também chamados de Tatu e Deisinho, eles se tornaram os primeiros presos a conseguirem fugir de uma cadeia de segurança máxima.
– O ministro Lewandowski precisa vir à Comissão de Segurança Pública prestar esclarecimentos sobre esse gravíssimo ocorrido – continuou Nogueira.
A fuga dos criminosos foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (14). Os presos estão sendo procurados com ajuda da Polícia Federal (PF) que foi acionada para atuar na operação.
A PF também deve trabalhar para apurar as responsabilidades no episódio. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), deve ir até a cidade de Mossoró acompanhar as investigações.
PLENO.NEWS