Em 1931 o paulista de Taubaté, Monteiro Lobato, lançava o livro infanto-juvenil: Reinações de Narizinho. O primeiro de uma série de obras que culminaria no Sítio do Picapau Amarelo. No entanto, seu primeiro e único romance: O Presidente Negro, não obteve o mesmo sucesso.
Em Garanhuns em 27 de outubro de 1945 nascia o nordestino Lula, autor de reinações que atualmente são publicadas nas redes sociais e na imprensa diariamente. Seu primeiro “estar presidente”, só deu certo para ele e seus asseclas. O seu segundo: “tomar a presidência” não está sendo diferente.
O escritor Monteiro Lobato leva seus leitores para um mundo de aventuras infantis e desperta farto imaginário repleto de situações cômicas e interessantes, que prendem seu público com extrema maestria.
“Nine finger”, muito pelo contrário leva seu público para o ilusionismo, para as promessas mentirosas e causa apenas terror e insegurança. Cria o desgoverno e estabelece o ministério Ali Babá. Encontra a forma de escandalizar o mundo colocando seus desafetos em campo de concentração.
As Reinações de Narizinho tornaram-se a diversão de inúmeras gerações, as reinações da “besta fera” são completamente diferentes. Correspondem a destruição completa de valores e o estabelecimento da mais podre e nefasta das ideologias.
Entre a ficção criativa e a realidade cruel existe um oceano de diferenças. As travessuras inocentes de uma menina em seu mundo infantil de fantasias e o caos e a falência dos valores morais produzidos por um psicopata embriagado em suas reinações tresloucadas estão destruindo o país.
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação
Divulgado pelo Blog do Itapuan, Facebook, Youtube e Zap