Iniciativa de controle de grupos de comunicação é bandeira de campanha e aparece no programa de governo petista
Presente no plano de governo do Partido dos Trabalhadores (PT), a regulação da mídia é uma bandeira antiga de Lula. O tema está presente no discurso político do ex-presidente há alguns anos, recorrente principalmente desde o período em que o petista enfrentou denúncias sobre corrupção.
A regulação da mídia aparece no item 118 das diretrizes do programa de governo de Lula, em tópico que descreve o tema como uma espécie de esforço para favorecer o debate democrático.
“Esse tema demanda um amplo debate no Legislativo, garantindo a regulamentação dos mecanismos protetores da pluralidade, da diversidade, com a defesa da democratização do acesso aos meios de comunicação”, ressalta o texto.
Mas, saindo do plano conceitual para a vida prática, quais empresas de comunicação já foram ameaçadas pelo discurso de regulação de Lula?
Um apanhado de declarações do candidato nas redes sociais apresenta ameaças diretas a pelo menos dois veículos de comunicação: Rede Globo e a revista Veja. Lula também já se referiu à importância de eleger um Congresso alinhado para fazer o tema avançar.
REVISTA OESTE