Documento com cerca de 500 páginas foi entregue aos parlamentares horas antes da votação
Marcel van Hattem Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) discursou nesta quarta-feira (10) no plenário da Câmara dos Deputados contra o texto da reforma tributária. Segundo o parlamentar, o documento com cerca de 500 páginas foi distribuído aos deputados às 2h da madrugada desta quarta, mesmo dia da votação do projeto, sem dar tempo para que os parlamentares conheçam o tema para votá-lo.
– São mais de 500 páginas protocoladas às 2h da manhã. Olha, presidente, isso aqui é um absurdo. Nós não temos condições de debater um texto deste, de discuti-lo. Isso aqui é um esculacho, com todo respeito, à atividade parlamentar. Isso aqui tinha que ter passado por oito comissões, seguindo o rito – reclamou.
Van Hattem também declarou que, ao contrário do que se é falado, haverá sim aumento de arrecadação, uma informação que, de acordo com o deputado, foi afirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que durante encontro com os líderes partidários, teria revelado que os novos tributos suprirão os déficits.
Sobre os grupos de trabalho que discutiram a criação do texto, o parlamentar gaúcho disse que seu partido não teve participação, assim como não tiveram participações os demais deputados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.