Reforma na sede da Câmara Municipal de Barreiras promove melhorias internas, e moderniza a fachada do prédio

Destaque

A Mesa Diretora (biênio 2023-2024) da Câmara Municipal de Barreiras promoveu uma abrangente e necessária reforma estrutural em todo o prédio do Legislativo Municipal, cujas mudanças ali realizadas se tornaram notórias, com destaque para a modernização da fachada principal. Trata-se de uma gama de melhorias no edifício-sede que foi inaugurado em 27 de março de 2006 para abrigar as atividades legislativas que impactam a vida de todos os barreirenses.

Conservando elementos da arquitetura contemporânea, esse prédio inaugurado há mais de 18 anos possui localização satisfatória, sendo a mesma onde antes existia a antiga rodoviária da cidade. No entanto, só recentemente que o Cartório de 1º Ofício do Registro de Imóveis e Hipoteca da Comarca de Barreiras (Bahia) disponibilizou o documento de matrícula de identificação desse imóvel, no qual constam os dados comprobatórios do georreferenciamento do terreno, ou seja, da propriedade do Legislativo Barreirense.

Cabe logo recordar que a sede própria da “Casa do Povo” recebeu melhorias no ano de 2018 em razão da primeira reforma interna, com destaque para as várias mudanças feitas no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante e a implantação das galerias contendo registros históricos dos pioneiros e das legislaturas, como também fotos dos ex-prefeitos de Barreiras, ex-presidentes do parlamento local, ex-vereadoras e vereadores da legislatura em andamento.

Quanto à reforma que começou em 2023, convém estabelecer um diferencial em relação à anteriormente feita por abranger mais etapas e setores, desde o conserto do elevador para garantir mais acessibilidade, passando pela troca do telhado e a requalificação de todos os gabinetes dos parlamentares, e das salas administrativas. Também surgiu um novo ambiente para o protocolo, no sentido de priorizar o atendimento em geral. O saguão do plenário recebeu cuidados especiais nas paredes e na iluminação. As pias e louças sanitárias foram substituídas por novas, assim como os revestimentos de todos os banheiros. Estas e diversas outras providências trouxeram mais qualidade, conforto, segurança e satisfação para os públicos interno e externo.

A culminância da reforma entregue em 2024 incidiu na execução de uma moderna fachada projetada com revestimento harmônico e instalação de conjuntos de vidros espelhados, os quais produziram uma experiência de lugar mais aberto e atraente. Outras mudanças compreendem os estacionamentos laterais, a adoção de normas técnicas de acessibilidade, reposicionamento do pavilhão de bandeiras, iluminação LED dinâmica e colorida, assim como uma fonte igualmente luminosa e ornamental. Assim, já é possível apostar que a fachada principal da Câmara Municipal deverá se tornar o mais convidativo cartão postal de Barreiras.

Reforma e reabertura dos ambientes – No decorrer da reforma 2023/2024, a entrega e a reabertura dos ambientes da Câmara Municipal de Barreiras foram percebidas e vivenciadas pelos servidores, vereadores e pessoas da comunidade, os quais puderam acompanhar as diferentes etapas do trabalho realizado pelos colaboradores da empresa de engenharia que venceu a licitação.

É preciso ressaltar que a reforma em foco transcorreu com a maioria dos serviços mantidos, embora escalonamentos e alterações nos horários de atendimentos tenham sido adotados, sem interromper o andamento das atividades fundamentais dos setores de Expediente, Protocolo e Presidência, assim como as rotinas de produção jornalística da Tv Câmara Barreiras.

Eis alguns itens sobre a atual reforma no prédio da Câmara Municipal de Barreiras:

– A reforma começou bem antes do que se viu acontecer em todos os ambientes do Legislativo Municipal, devido ao conserto e à manutenção técnica para restabelecer a acessibilidade mediante uso do elevador.

– Poucos meses depois, começou o trabalho de substituição do telhado antigo pelo novo, que era motivo de muita reclamação em virtude dos sérios problemas de infiltração causados, notadamente nos períodos de chuva.

– Todos os gabinetes dos vereadores passaram por ampla reforma. Houve renovação da parte elétrica, troca de pias e vasos sanitários dos banheiros, dentre outras providências, a exemplo de novos acabamentos, pinturas de paredes e tetos, somados à requalificação do piso. O mesmo aconteceu nos ambientes administrativos e corredores.

– Os banheiros existentes no térreo e 1º andar do prédio foram totalmente reformados, com a troca incondicional de cerâmicas, louças sanitárias e pias, além da parte elétrica e consertos hidráulicos, garantindo requisitos de qualidade, acessibilidade, higiene e segurança.

– O saguão do plenário foi modificado e renovado, recebendo cuidados especiais definidos pela equipe de engenharia e arquitetura, sendo eliminados os esconderijos da praga de cupim ali descobertos.

– Algumas galerias de fotos de ex-vereadoras e painéis dos pioneiros contendo linha do tempo, destacando a história da cidade, tiveram que ser reposicionados, sem quaisquer descaracterizações, e sem danos de cupim.

– Outra importante transformação aconteceu no setor de Protocolo, com a criação de uma sala nova, e de acesso imediato pelo público em geral, promovendo mais eficiência no atendimento e segurança na recepção. Neste caso, protocolo e recepção se transformaram em um único ambiente para bem receber funcionários e habitantes que buscam o local com vários propósitos, desde informações e presenças nas sessões plenárias, assim como estabelecer contatos com assessores de gabinetes e/ou vereadores.

– A garagem, muros e calçadas também receberam atenção especial nessa reforma.

– Convém enfatizar a renovação e modernização da fachada do prédio, o que se soma à abertura de vagas laterais de estacionamento e renovação da área de convivência, com o pavilhão de bandeiras reposicionado e a instalação de uma nova fonte luminosa centralizada.

Com essas renovações estruturais e arquitetônicas, a Casa do Povo oferece mais acolhimento e melhorias nos seus diversos ambientes para que sejam realizados, de forma aberta e democrática, debates, audiência públicas, tribunas populares e aprovações de projetos de lei, propostos tanto pelos vereadores quanto pelo Poder Executivo.

CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS
Diretoria Geral de Comunicação

Deixe uma resposta