Dados divulgados pelo Serasa Experian revelam que 7 milhões de empresas chegaram ao final deste ano inadimplentes, especialistas alertam situação para 2025.
Empresas inadimplentes batem recorde no Brasil. (Foto: EBC)
Camile Soares
De acordo com dados levantados pela companhia Serasa Experian, empresas brasileiras batem recorde de inadimplência no final do mês de outubro passado e situação deve persistir em 2025.
É o maior numero da serie histórica, com 7 milhões de empresas no vermelh0, o que representam 33% das companhias nacionais, o passivo somado chega a 156 bilhões de reais.
O economista-chefe do Serasa Luiz Rabi afirma que as altas taxas de juros justificam os números alarmantes
“A taxa de juros é uma variável muito importante para a inadimplência das empresas, assim como a inflação é importante para a inadimplência do consumidor. Nesse cenário de inflação e juros subindo, as duas inadimplências vão ficar pressionadas. Então, nos próximos dois trimestres, não esperamos nenhum tipo de arrefecimento nessa tendência”, pontua Luiz Rabi
O Banco Central (BC) já indicou novos aumentos para a taxa básica de juros no próximo ano, com isso especialistas projetam um período difícil para os empreendimentos brasileiros em 2025.
Dados divulgados pelo Serasa Experian revelam que 7 milhões de empresas chegaram ao final deste ano inadimplentes, especialistas alertam situação para 2025. Empresas inadimplentes batem recorde no Brasil. (Foto: EBC) Camile Soares De acordo com dados levantados pela companhia Serasa Experian, empresas brasileiras batem recorde de inadimplência no final do…
Varejo físico registrou queda de 1,4% em relação a 2022 (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels A Serasa Experian divulgou, nesta quarta-feira (26), que as vendas do varejo físico neste Natal caíram 1,4% em relação a 2022, voltando aos resultados negativos após dois anos de crescimento. Trata-se do pior desempenho desde 2020, quando…
Foram registrados 255 pedidos de falência no primeiro trimestre ante 177 no mesmo período de 2022, um aumento de 44% Fachada da fábrica de Chocolate Pan, em São Caetano FABIO GIANNELLI/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-28/02/2023 O número de empresas que pediram falência ou solicitaram à Justiça proteção para renegociar dívidas disparou nos primeiros três meses…