Curso conta com a participação de profissionais de segurança e acontece ao longo da terça-feira (9), no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA)
A funcionalidade dos Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas da Secretaria da Segurança Pública (SSP) é apresentada para policiais que atuam na região Oeste da Bahia, durante mais uma edição do ‘Workshop Colaborativo do Projeto Vídeo Polícia’, difundido pela pasta através da Superintendência de Gestão Tecnológica e Operacional (SGTO). Evento acontece nesta terça-feira (9), no município de Barreiras, onde sistema já alcançou três procurados pela Justiça.
Setenta e três profissionais que atuarão diretamente com os sistemas na região participam da capacitação no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), na Avenida Aylon Macedo, que tem por objetivo difundir e alinhar as diretrizes da operacionalização dos sistemas em toda a região.
O superintendente de Gestão Tecnológica e Operacional da SSP, coronel Marcos Oliveira, detalhou ser preciso que o profissional esteja treinado e conheça o sistema para atuar de forma assertiva.
“Esta novidade aqui no oeste nos dá uma satisfação enorme no avanço da tecnologia da segurança pública baiana. E este é o momento de alinharmos todas as nossas estratégias e técnicas com as equipes”, disse.
Ainda de acordo com o oficial, estão previstas para a região mais de 210 câmeras, sendo 70 somente em Barreiras. Cerca de 50 destes equipamentos inteligentes já estão sendo testados na cidade.
Tecnologia no Oeste
Foi com o auxílio das câmeras inteligentes da SSP que três foragidos da Justiça tiveram os mandados de prisão preventiva, por homicídio e roubo, cumpridos nos meses de junho e julho. Eles passavam por pontos monitorados em Barreiras – ainda em fase de testes – quando os as faces foram comparadas com imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
É desta maneira que funciona o projeto Vídeo Polícia, lançado pela pasta em dezembro de 2018. Ele é um sistema inteligente, capaz de fazer o reconhecimento facial de pessoas – através da análise de características -, e de placas veiculares. Até esta terça-feira, 351 criminosos já foram levados à Justiça com o auxílio da tecnologia da SSP, sendo 125 após a expansão do sistema para o estado.
Presente do curso, o major PM Mário Augusto Baeta, comandante da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Santa Rita de Cássia), contou estar animado com a chegada da tecnologia na região.
“Estamos numa região que faz divisa com outros estados e a implementação desses sistemas só faz com que agregue ainda mais ao trabalho de coibir os crimes”, disse.
Em fase de testes no interior baiano, as câmeras inteligentes da SSP já estão instaladas em pontos estratégicos dos municípios da região Oeste, após o investimento realizado pelo Governo do Estado. São aplicados R$ 665 milhões em todo o projeto.
Também participaram do workshop o chefe do Comando de Policiamento Regional (CPR) Oeste, coronel Osival Moreira, o gerente do projeto Vídeo-Polícia Expansão (VPE), major Jefferson Araújo, integrantes das Polícias Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM), além de outras autoridades.
Ascom Secretaria da Segurança Pública da Bahia