Primeira-dama Janja mo carnaval de Salvador – Foto: Redes Sociais.
TCU investiga Michelle, mas poupa gastos de Janj
Bomba nas redes sociais uma cobrança ao procurador Lucas Furtado, do Tribunal de Contas da União (TCU), para que atue com isonomia. É que, em maio, já com a caçada a Jair Bolsonaro, familiares e aliados em curso, Furtado requereu “investigação dos gastos” da ex-primeira-dama Michelle, baseado em acusação de suposta “rachadinha” que não parava em pé. Ele agora é cobrado para investigar gastos de Janja, escondidos pelo governo do marido, que não obedece a Lei de Acesso à Informação.
Quem manda
Lucas Furtado presta obediência ao presidente do TCU, Bruno Dantas, que é candidato a ministro do STF, não quer saber de “marolinhas”.
Lei impõe transparência
Com base na Lei de Acesso à Informação, esta coluna pediu informações sobre gastos e presentes para Janja, em suas viagens de puro luxo.
Esculpa de amarelo
A Casa Civil se negou atender, alegando que Janja “não exerce função pública”, apesar da sua influência e do gabinete que ocupa no Planalto.
Negociador de meia tigela
“Onde está o Lula que não consegue tirar 30 brasileiros da Faixa de Gaza. O avião da FAB está parado lá há um mês, que negociador é esse que nós temos?” perguntou o deputado Osmar Terra (MDB-RS).
Pente fino no Senado
O Planalto deflagrou operação para rastrear traições que barraram Igor Roque na Defensoria Pública da União. Quer saber também de Jader Barbalho (MDB-PA), com filho ministro, por que se ausentou da sessão.
CPI da CPI
João Carlos Bacelar (PL-BA) diz que houve falcatruas que evitaram indiciamentos na CPI das Americanas. O deputado federal falou em criar uma “cpi da cpi” para investigar suspeitas de corrupção no colegiado.
Prefeito general
O PL acompanha de perto o desdobramento da ação contra Walter Braga Netto na Justiça Eleitoral. Inocentado no primeiro julgamento, o militar é o nome do partido para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Ninguém tasca
Com o centrão finalmente dominando a Caixa, o PT deve manter uma ativista em uma das 12 vice-presidências do banco, mas foi avisado de que o acordo é de “porteira fechada”.
Cidadãos acuados
O senador Magno Malta (PL-ES) definiu o caos na segurança do Rio de Janeiro como “um reflexo do que o governo do PT tem como política de segurança: bandidos à vontade e cidadão acuados”.
A maior do mundo
A Polícia Federal deflagrou a 40ª fase da Nova Aliança, maior operação policial de erradicação de maconha do mundo. A ação é internacional em parceria com agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.
Dois Brasis
Enquanto o STF alegrava banqueiros e notários, autorizando a tomada de imóveis sem acionar a Justiça, mantém inalterado a regra de aposentar compulsoriamente juízes flagrados em ilegalidades.
Pensando bem…
…nunca antes da História desse país um café da manhã deu tanta dor de cabeça.
DIÁRIO DO PODER – COLUNA DO JORNALISTA CLÁUDIO HUMBERTO