Tão logo chegou em solo russo, a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi muito bem recebida, nesta terça-feira (15).
Putin foi ao encontro de Bolsonaro e agradeceu pela visita à Rússia. Enquanto apertava a mão do brasileiro, Putin disse:
– Estamos retomando as relações que foram interrompidas, de certa forma, pela pandemia de coronavírus. É uma alegria recebê-lo, senhor presidente. Espero que nosso encontro seja produtivo. É muito importante porque o Brasil é o principal parceiro nosso na região da América Latina. Bem-vindo – disse, sorridente e animado.
Em 2021, Brasil e Rússia aumentaram em 87% o comércio bilateral entre os dois países. O Brasil, por sinal, é um dos principais importadores dos agrotóxicos russos e Putin deseja ampliar essa troca comercial.
Bolsonaro agradeceu o convite e disse que estava muito honrado em conhecer o país.
– Estou muito feliz e honrado por este convite. Somos solidários à Rússia. Queremos muito colaborar em várias áreas, defesa, petróleo e gás, agricultura e as reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que esta passagem por aqui é um retrato para o mundo que nós podemos crescer muito as nossas relações bilaterais – disse.
Putin e Bolsonaro trocam elogios há um bom tempo. O Kremlin, inclusive, chegou a comentar sobre a postura do brasileiro na condução da pandemia da Covid-19, publicamente. O presidente russo disse, na época, que o brasileiro tinha “todas as qualidades masculinas e coragem” e até liberou o motorista Robson Oliveira, que estava preso no país, depois que o governo Bolsonaro intercedeu.