Adversários defendem que o ex-deputado está inelegível e não pode concorrer às eleições de 2024
Deltan Dallagnol Foto: Andre Borges/EFE
O Partido dos Trabalhadores (PT) e outros adversários políticos do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) seguem buscando frear sua carreira política. Dessa vez, o PT pretende acionar a Justiça a fim de impedir que o ex-procurador da Lava Jato utilize o Fundo Eleitoral para se lançar como candidato a prefeito da cidade de Curitiba (PR).
Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, os adversários de Deltan defendem que ele está inelegível e argumentam que o deputado cassado estaria tentando subverter a decisão da Justiça.
– Deltan está inelegível e isso está claro na decisão do TSE. Não há margem para dúvida. Se registrar a candidatura, não tenho dúvidas que será impedido de acessar o Fundo Eleitoral para fazer sua campanha e cassado novamente. Trata-se de uma estratégia afrontosa com a Justiça e desrespeitosa com seus eleitores, que estão sendo induzidos a erro e acabarão perdendo seu voto mais uma vez – disse o advogado do diretório paranaense do PT, Luiz Eduardo Peccinin.
Já Deltan e o Partido Novo miram a corrida pela prefeitura de Curitiba na esperança de que a Justiça Eleitoral não o considere inelegível, mesmo após ter cassado o seu mandato por considerar que ele teria violado a Lei da Ficha Limpa.