O PSDB é o partido com mais pré-candidatos a governador, até agora, este ano. São 24 pré-candidatos no DF e em 18 estados, incluindo São Paulo, onde o candidato tucano ao Palácio dos Bandeirantes deve ser o atual vice-governador Rodrigo Garcia. O PSDB também lidera pesquisas para o governo de Alagoas, com o senador Rodrigo Cunha e no Rio Grande do Sul, com o governador Eduardo Leite, além de Pernambuco, com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e Piauí, com Sílvio Mendes.
Pouco atrás
Em comparação, o PT tem 22 pré-candidatos em 19 estados, além do DF. O PSD tem 16 pré-candidatos em 12 estados.
Menos um, mais um
Gaúchos nunca reelegeram um governador, até por isso Leite negocia com o PSD de Gilberto Kassab para se lançar candidato a presidente.
Presença nacional
O PSDB só não tem pré-candidatos a governador no Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
Muito vai mudar
A janela para políticos mudarem de partido está aberta até 3 de abril e partidos têm até 15 de agosto para registrar candidatos e alianças.
Plenário da Câmara durante a votação da PEC dos Precatórios – Foto: Antônio Augusto/Câmara.
Dois terços são contra a reeleição no Legislativo
Pesquisa exclusiva do Instituto Orbis para o Diário do Poder revela que 66,3% dos brasileiros são contra a reeleição de políticos para cargos do Legislativo (que atualmente não têm limite). São vereadores, deputados e senadores. No caso de cargos do Executivo, prefeitos, governadores e o presidente da República, o cenário é equilibrado, mas a maioria (51,8%) ainda permanece contra a continuidade de políticos nos cargos.
Juventude inocente
A reeleição no Legislativo é rejeitada em todas as faixas etárias acima de 18 anos. Curiosamente, entre menores de idade, 67,2% são a favor.
Não tem apoio
Todos que têm renda baixa são contra reeleição no Legislativo. No Executivo, só gosta quem ganha mais de R$5 mil ou mais de R$15 mil.
Pesquisa nacional
O instituto de pesquisa Orbis realizou 2.154 entrevistas por telefone entre os dias 3 e 4 de março deste ano, em todas as regiões do País.
Impedimento prático
PT e PSB tentaram, sem sucesso, criar “federação” de esquerda, mas os dois têm pré-candidatos próprios em ao menos seis estados: Acre, DF, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e (principalmente) São Paulo, onde Fernando Haddad (PT) disputa com Márcio França (PSB).
Jogo na capital
Potencial candidato ao governo do DF, o senador Reguffe (Podemos), no fim do mandato, ainda não definiu seu destino eleitoral, e a senadora Leila (ex-Cidadania), que está sem partido, quer ser candidata ao Buriti.
Boa notícia
Depois do repique com os dados represados durante o carnaval, as médias de casos e mortes por covid voltaram à tendência de queda. A média de mortes caiu abaixo de 400 pela primeira vez desde janeiro.
Problema para quem?
Pesquisa em dez países da consultoria Oliver Wyman revela: a maioria das pessoas acredita que sabe identificar as fake news. No Brasil, 74% dizem “identificar rapidamente” e 66% têm técnicas para identificá-las.
Indicativo importante
A alta na atividade industrial animou o setor, em especial empresas que fazem embalagens. Segundo associação do setor, a produção subiu 6,8% em 2021 com destaque para os 23,7% nas embalagens de vidro.
Acabou a mamata
Presidente do Cofeci Creci, João Teodoro comemorou decisão do STJ definindo cálculo do ITBI pelo valor de venda do imóvel. “Todo corretor sabe que prefeituras distorcem o valor a fim de arrecadar mais”, disse.
Evolução ‘grátis’
O ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) classificou como revolução o momento do setor de transportes. “O protagonismo da iniciativa privada está fazendo a diferença em prol da infraestrutura do Brasil”, disse.
Biografia lançada
O jornalista Jayme Brener lança a biografia Henry Sobel, o rabino do Brasil, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP), nesta quinta (17), e tratará da luta por direitos humanos, até o flagra do furto de gravatas de grife, em 2006, como esta coluna revelou com exclusividade à época.
Pensando bem…
… na Petrobras, a cotação internacional do petróleo só serve para subir o preço dos combustíveis. Para baixo, nem santo ajuda.
DIÁRIO DO PODER – COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO