A Prefeitura de Salvador e a APLB Sindicato se reuniram para discutir o retorno dos professores à sala de aula. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, e de representantes da entidade.
Na ocasião, o prefeito apresentou o cronograma de aplicação da 2ª dose da vacina em todos os profissionais da educação que atuam nas escolas, informando que todos estarão vacinados com a segunda dose até o dia 28 de julho. Por solicitação da APLB, esse cronograma de vacinação será encaminhado formalmente para que seja divulgado entre os trabalhadores.
Com isso, passou-se à discussão de uma data para a volta efetiva às aulas presenciais na rede municipal de ensino, que pode ocorrer no dia 9 ou dia 16 de agosto. A APLB concorda que todos os profissionais de ensino devem voltar às atividades em agosto, uma vez que a principal condição para esse retorno é a categoria estar imunizada com as duas doses. A proposta será levada para avaliação do conjunto de trabalhadores da Educação que atuam nas escolas.
No início do mês de julho, o sindicato já havia sinalizado que 97% da categoria só retornaria após concluírem o calendário vacinal com a aplicação da segunda dose.
No estado da Bahia, aulas na modalidade de ensino híbrido vão começar a partir da próxima segunda-feira (26) para o ensino médio. As demais séries escolares, como o fundamental, vão retornar em 9 de agosto. A portaria que estabelece orientações gerais para a Educação estadual foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (20).
Bahia Notícias