Prisões federais terão mais cinco dias de restrições

Destaque

Medidas foram tomadas após registro de duas fugas na penitenciária de Mossoró

Presídio Federal de Mossoró Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube SPF Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) decidiu prorrogar até a próxima quarta-feira (21) a suspensão de banhos de sol e visitas para detentos das cinco penitenciárias federais existentes no Brasil.
Segundo o ministério, a elevação do nível de segurança nas penitenciárias federais tem como objetivo garantir a ordem e a disciplina nos estabelecimentos, bem como a segurança dos servidores e da população em geral. Inicialmente, as medidas valeriam até este sábado (17), mas a nova portaria estende o prazo até a próxima quarta-feira (21).
A medida foi assinada pelo diretor-substituto do Sistema Penitenciário Federal, José Renato Gomes Vaz, e mantém o elevado nível de segurança das unidades de segurança máxima, além de suspender atividades educacionais, laborais e religiosas, e limitar o acesso a áreas específicas das penitenciárias.
Os atendimentos de saúde, advogados e cumprimento de decisões judiciais serão mantidos durante o período de suspensão. Casos omissos e dúvidas serão solucionados pelo diretor da respectiva penitenciária federal.
As medidas adotadas pelo MJSP foram uma resposta à fuga de dois presos de alta periculosidade da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na última quarta-feira (14). Esta foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal. Até o momento, os fugitivos não foram recapturados, e as autoridades oferecem uma recompensa de R$ 50 mil por informações que levem à captura deles.

DIÁRIO DO PODER

 

Deixe uma resposta