O que não falta nessa cidade são as análises prematuras de pessoas que se intitulam “antenados” na política barreirense. Mesmo porque o assunto dos que há tempos não se encontram, é sempre o mesmo: – E aí como vai você? E na situação política, como você está vendo a coisa?
Tomando sempre o cuidado de ficarem na expectativa e não revelarem de pronto suas próprias opiniões. E nessa defensiva curiosa e muito pretenciosa, tomam conhecimento da opinião alheia, para reforçarem ou não, suas próprias conjecturas.
É o dito ano político, onde o futuro administrativo, passa a ser o assunto mais urgente do imaginário popular. Onde também, nesse papo informal, supostamente “científico”, proliferam inúmeras e inusitadas situações.
– Fulano está na frente das pesquisas e cicrano e beltrano não têm a mínima chance de ganhar. Essa é a tônica na conversa que somada a tantas outras vão sendo polarizadas. Não sabendo ou não considerando eles, que o resultado verdadeiro dessas pesquisas, apenas que as encomendou, detêm sua veracidade.
O que vai para o conhecimento público é sempre manipulado. E esse fato acontece no fazer dos mais renomados institutos de pesquisa. Tanto isso procede, que historicamente já assistimos, vencedores se tornarem derrotados e vice e versa, ao revelarem-se os segredos das urnas.
E os institutos se defendem ao declararem que houve falha na metodologia aplicada. Uma desculpa esfarrapada para esconder a manipulação articulada que pretendia desestimular eleitores, ou reforçar opiniões dos indecisos.
E nesse mar de suposições alimentado por analistas de beira de calçada, o eleitorado vai sedimentando e criando sua própria lógica. Onde a visita de um governador pode alterar toda uma situação. Até a chegada do presidente pode produzir uma reviravolta. Isso sem contar com a visita de um ex-presidente acostumado a arrebanhar multidões, que será determinante para que as certezas de hoje se tornem meras suposições.
Tudo pode acontecer em um ano político.
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação, divulgado pelo Blog do Itapuan, Facebook, Yotube, Zap e por todos os que amam o Brasil.