prefeitura municipalBarreiras integra programação do Cerrado Summit com visita a Cachoeira do Acaba Vida

Destaque

A Prefeitura de Barreiras integrou oficialmente a programação do Cerrado Summit, evento realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) como parte da pré-COP30. O encontro reuniu durante os dias 15 e 16 de abril, representantes do setor agropecuário, gestores públicos e especialistas ambientais para debater práticas sustentáveis no bioma Cerrado.
Encerrando a programação, os participantes realizaram uma visita técnica ao Monumento Natural Municipal da Cachoeira do Acaba Vida, uma das principais unidades de conservação da Bahia. Localizada na zona rural de Barreiras, a cachoeira é considerada uma das mais belas do Brasil e foi eleita pela Folha de São Paulo como uma das dez cachoeiras imperdíveis do país.
A visita foi conduzida pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, com apoio dos secretários de Agricultura, Joaquim Neto; de Infraestrutura, Bruno Castro; e do chefe de Gabinete da Prefeitura, Júnior Sampaio. A Guarda Civil Municipal garantiu o apoio logístico, a segurança e o conforto dos visitantes.
Durante a visita, os representantes da Prefeitura apresentaram aos participantes a importância ambiental e hídrica da área protegida, que hoje é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pela administração municipal para garantir a preservação do ecossistema local.
Para Moisés Schmidt, presidente da Aiba, o encerramento do evento com a visita à cachoeira reforça a mensagem de equilíbrio entre produção e conservação. “A Cachoeira do Acaba Vida é um dos principais cartões postais da Bahia e tem enorme valor ambiental. Terminar o Cerrado Summit nesse local é uma forma simbólica de mostrar que é possível conciliar produção agrícola com a preservação dos recursos naturais. O produtor rural do Cerrado baiano entende o valor da água, da biodiversidade e está comprometido com um modelo de desenvolvimento sustentável”, destacou.
O secretário Demósthenes Júnior também ressaltou a importância da visita. “A presença dos participantes do Cerrado Summit no Monumento Natural da Cachoeira do Acaba Vida é um reconhecimento do esforço que Barreiras vem fazendo para preservar seus recursos naturais. A conservação dessa área é prioridade para a nossa gestão, e iniciativas como essa reforçam a relevância do Cerrado na agenda ambiental nacional”, afirmou.
Ao longo de dois dias de programação, o Cerrado Summit promoveu painéis e visitas técnicas com foco em métricas ambientais, financiamento verde e estratégias para fomentar a agricultura regenerativa no Cerrado. O evento reuniu cerca de 50 representantes de empresas do agro, instituições financeiras, organizações ambientais e gestores públicos das três esferas de governo. Após concluir as atividades do evento dos 100 primeiros dias da gestão realizado na parte da manhã no Hotel Morubixaba, o prefeito de Barreiras Otoniel Teixeira fez questão de se juntar à comitiva em visita à Cachoeira do Acaba Vida.

DIRCOM/BARREIRAS

Deixe uma resposta