A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, iniciou a atualização de cadastros e georreferenciamento de sepulturas no Cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro Vila Nova. A partir de agora, todo processo de sepultamento será registrado através de um sistema informatizado, contendo fotos e localização atualizada, permitindo fácil acesso aos locais das sepulturas através de uma busca simples pelo nome e CPF do falecido ou do responsável.
Conforme o coordenador do Serviço Funerário Municipal, Reginaldo Cesar, a área do cemitério foi meticulosamente identificada por quadras e lotes, com a abertura de novos espaços para sepultamentos mapeados de forma racional, seguindo padrões convencionais. Para este processo, a participação da população é fundamental, para isso, uma estrutura de atendimento foi instalada nas dependências do Cemitério, oferecendo suporte e acolhimento humanizado com orientações sobre os procedimentos necessários, incluindo questões relacionadas a cartórios, auxílio funeral e traslados.
“Iniciamos o cadastramento e controle das construções realizadas neste cemitério com a perspectiva de alcançar futuramente os Cemitérios São João Batista e São Sebastião .O objetivo é regularizar as concessões dos terrenos e organizar os espaços já existentes. O atendimento online já existe e é ativo, para esse novo procedimento, os interessados podem procurar informações, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17h pelos telefones: (77) 99952-3727 ou (77) 3613-9542”, explica.
Conforme o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles, as ações integram o Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana e estão sendo implementadas para garantir um ambiente respeitoso e bem-cuidado. “Essa é mais uma ação importante realizada pela Prefeitura, para proporcionar mais conforto às famílias, tanto no sepultamento quanto na visita aos seus entes queridos, uma vez que esse procedimento realizado de maneira respeitosa, trará para esses espaços organização e contribuirá com a identificação daqueles que ali foram sepultados. O sistema de informação garantirá mais segurança para todos, inclusive para os familiares ou responsáveis pelo falecido através do apoio de interlocução com funerárias, cartórios e prefeituras de outros municípios dentro e fora do Estado, buscando oferecer apoio durante este momento difícil”, ressaltou o secretário.
Após conclusão do georreferenciamento, no Cemitério Jardim da Saudade, todas as taxas cobradas serão disponibilizadas através de um sistema online, simplificando o processo para os cidadãos e garantindo transparência nas transações. Uma parceria também está sendo firmada com o IML do município, onde todos os corpos não identificados ou não reclamados pelas famílias receberão um sepultamento digno, com os locais de sepulturas devidamente identificados e registrados.