Nesta sexta-feira (28), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, realizou uma visita técnica à construção do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, no bairro Bela Vista. Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, da subsecretária Érica Lacerda, o gestor conferiu de perto a evolução da maior obra de saúde da história do município.
Além da equipe de governo, também participaram da visita técnica os vereadores Valdimiro José, B.I Ayres, Zé do Sorvete, Rider Castro, Teteia Chaves, Thaislane Sabel e Hipólito dos Passos. Os médicos Jhonata Maciel, Clodoaldo Lopes, Luciano Trindade, Túlio Lira, Luís César e Kenya Sateles, além das coordenadoras Meirelle Oliveira (UPA) e Ane Karine (Hospital Eurico Dutra), também estiveram presentes. A condução da visita foi feita pelo engenheiro Antônio Vitor Araújo e por Érica Quesado, responsável técnica pela Parceria Público-Privada (PPP).
Iniciado na gestão do ex-prefeito Zito Barbosa, o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza se destaca como um dos maiores hospitais municipais em construção no interior do estado. Com uma área total de mais de 30 mil metros quadrados e 13 mil metros quadrados de área construída, a unidade contará com seis módulos e capacidade para 152 leitos de internação distribuídos entre as áreas de clínica médica, obstetrícia, psiquiatria, cirurgia e ambulatório. Além disso, será a primeira unidade hospitalar do interior baiano a operar por meio de uma PPP, assegurando atendimento gratuito e de qualidade para a população.
A secretária de Saúde, Larissa Barbosa, destacou a grandiosidade do projeto e sua importância para a modernização da rede hospitalar da cidade. “Mais uma visita técnica, reunindo profissionais da saúde, gestores e lideranças para acompanhar de perto a evolução dessa obra transformadora. Aqui, teremos atendimento em clínica médica, cirurgias eletivas com cinco salas cirúrgicas, especialidades como ortopedia, ginecologia, pediatria e obstetrícia, além de leitos psiquiátricos. Estamos com cerca de 65% da obra concluída, e a entrada da PPP permitirá a finalização com a instalação dos sistemas de climatização e equipamentos necessários”, explicou.
O médico Dr. Clodoaldo Lopes, com mais de vinte anos de atuação em Barreiras, expressou seu entusiasmo com o progresso das obras do hospital. “Estive aqui há um ano e havia apenas alguns blocos construídos. Hoje, fiquei impressionado com a magnitude desta obra, que atenderá casos de baixa e média complexidade. Para quem vive e trabalha em Barreiras, é a realização de um sonho, trata-se de uma estrutura de qualidade, uma das maiores do
estado. Agora, aguardamos a conclusão da PPP para iniciarmos os atendimentos e oferecermos o melhor aos barreirenses”, ressaltou.
Do mesmo sentimento compartilhou o cirurgião Luciano Trindade que também falou da grandiosidade do projeto. “Passamos diariamente por aqui, mas ao entrar na obra percebemos sua real dimensão. O hospital representa um marco para a saúde da região, com uma estrutura de ponta que trará mais segurança e qualidade no atendimento. É uma realização audaciosa, e a população de Barreiras ganhará um grande presente com esse investimento”, destacou.
Com a expectativa de conclusão até o final do ano, o Hospital Municipal de Barreiras prevê até 600 internações mensais com criação de 1.100 empregos diretos e indiretos. A obra reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da infraestrutura municipal de saúde, garantindo um atendimento mais ágil e humanizado para toda a população.
“Estamos em mais uma visita técnica na construção do Hospital Municipal de Barreiras, que já alcança quase 70% de execução. Ao lado da nossa equipe de Saúde, vereadores e diversos profissionais, percebemos o quanto essa obra avançou. É uma conquista aguardada por todos e reforçamos o nosso compromisso em manter o planejamento financeiro e administrativo para garantir sua conclusão dentro do prazo previsto. Barreiras seguirá em frente realizando investimentos na saúde para cuidarmos cada vez melhor da nossa população”, afirmou o gestor Otoniel Teixeira.