Neste domingo (27), o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC) realizou em Barreiras a 13ª edição da Corrida Tiradentes. O evento, que já é tradição no calendário da cidade, ganhou um significado ainda mais especial este ano ao celebrar não apenas o legado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói nacional e patrono das Polícias Militares e Civil, como também os 200 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e os 50 anos de fundação do próprio 10º BEIC.
O prefeito Otoniel Teixeira, acompanhado da primeira-dama Chaliny Matutino, do vice-prefeito Túlio Viana e do secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Fábio Santana, fez questão de participar da corrida ao lado dos 800 atletas inscritos. Na abertura, as autoridades prestigiaram o momento de espiritualidade conduzido pelo padre Fábio e pelo diácono Damata, que abençoaram os participantes, transmitindo boas energias a todos.
“Eventos como este fortalecem o espírito de união e reforçam os valores de cidadania e o respeito. É uma alegria ver nossa cidade abraçando essa celebração com tanto entusiasmo, além de promover o esporte, a cidadania e o fortalecimento dos laços entre a comunidade e a Polícia Militar da Bahia”, ressaltou o prefeito.
Este ano, na Corrida Tiradentes teve provas nas categorias 10 km, 5 km, caminhada de 3 km e a corrida Kids de 800 metros, garantindo a participação de atletas de todas as idades. A largada aconteceu pontualmente às 7h, em frente à sede do Batalhão, em um clima de entusiasmo e união.