A noite desta quarta-feira (2) foi marcada por emoção e celebração em Barreiras. A Prefeitura, em parceria com a concessionária Ilumina Barreiras, entregou a iluminação cênica de importantes patrimônios históricos, culturais e religiosos, tornando a cidade ainda mais bela e vibrante. O evento aconteceu em frente à Catedral São João Batista, que este ano completará 100 anos de história. A Matriz da cidade recebeu iluminação especial na cor azul, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na mesma data.
O Ato Administrativo, contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira e da primeira-dama Chaliny Matutino, além de lideranças religiosas e políticas, como o Bispo Diocesano Dom Moacir Arantes, o secretário e a subsecretária de Infraestrutura, Bruno Castro e Luzenir Santos, o secretário de Cultura e Turismo, Gula, Padre Pedro Felipe, o gerente executivo da Ilumina Barreiras, Alan Pereira, a empresária Célia Kumagai e o vereador Valdimiro José.
A iluminação cênica de importantes patrimônios históricos, culturais e religiosos de Barreiras, é um projeto que foi iniciado na gestão do ex-prefeito Zito Barbosa, tem como propósito valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade, tornando a cidade ainda mais atrativa e tem como objetivo preservar a memória da Capital do Oeste. A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Infraestrutura e Cultura e Turismo. O primeiro prédio histórico a ser contemplado foi a Igreja Santa Terezinha, no Centro Histórico, entregue em 29 de novembro de 2024.
Já nesta etapa, foram entregues a iluminação da Catedral São João Batista, Mercado Cultural Caparrosa, Coreto da Praça Duque de Caxias e Casario da Sertaneja. As próximas entregas contemplarão a Igreja Nossa Senhora da Penha, no Arraial da Penha, e o Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, no Cantinho. Na Escola Municipal Dr. José Costa Borges, Palácio das Artes, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e na Orla do Cais do Rio Grande, a equipe da Ilumina Barreiras está finalizando os trabalhos.
Para o gerente executivo do Ilumina Barreiras, Alan Pereira, o momento é de celebração. “Realizamos mais de 25 mil trocas de luminárias em LED e hoje entregamos a iluminação de sete patrimônios históricos da cidade, tornando Barreiras ainda mais bela e acolhedora”, destacou.
O Bispo Dom Moacir Arantes enfatizou o impacto positivo da iluminação cênica na identidade e espiritualidade da cidade. “A luz tem um significado muito especial para nós. Ela não apenas realça a beleza dos nossos monumentos, mas também ilumina nossa história, nossa fé e nosso pertencimento. Cada um desses pontos, agora iluminados, representa a dedicação e a devoção daqueles que ajudaram a construir esta cidade. Essa iluminação também nos convida a sermos luz na vida das outras pessoas, para que Barreiras brilhe cada vez mais como um lugar de acolhimento, solidariedade e esperança”, declarou.
Dona Ana de Fátima, moradora da região desde 1972, se emocionou ao ver a Catedral São João Batista iluminada. “Por tantos anos sonhamos em ver nossa igreja assim, tão valorizada e resplandecente. Agora, todas as noites podemos admirar esse monumento histórico com ainda mais encanto”, afirmou.
O prefeito Otoniel Teixeira destacou a relevância do projeto para Barreiras, pontuando que com essa iniciativa, Barreiras se fortalece como uma cidade que respeita e valoriza sua história, promovendo a identidade cultural e o turismo por meio da iluminação cênica de seus principais monumentos.
“Este 2 de abril é uma data muito especial para o nosso município. Além de celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, estamos dando continuidade a um projeto fundamental para a preservação do nosso patrimônio histórico. Com a iluminação da Igreja São João Batista e de outros importantes monumentos, reforçamos nosso compromisso com a cultura e com a história da cidade”, declarou.