O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a prorrogação do prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 até sexta-feira (2). A medida foi comunicada na sexta-feira (25), com a alteração também abrangendo as justificativas de ausência para os candidatos do Enem 2024.
Os interessados devem acessar a Página do Participante utilizando o login único do Gov.br para realizar o pedido de gratuidade. Além disso, a retificação também se aplica a quem necessitar justificar a falta no exame de 2024. Os prazos para recursos e resultados relacionados à isenção e às justificativas foram suspensos.
A isenção será concedida a estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025, alunos do programa Pé-de-Meia, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas, e participantes do Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar de até três salários mínimos.