Com muito dinheiro em mãos, a política e os políticos riem à toa.
Alguns seguidores do Blog andam reclamando nosso cuidadoso silêncio, quanto às possibilidades políticas de muitos candidatos da nossa região aos cargos legislativos, de deputado estadual e de deputado federal.
Nas últimas eleições, creio que a disputa, pelo menos aparentemente, não foi (ou será) tão acirrada. Afinal, com a bilionária verba aprovada pelos próprios políticos, em benefício próprio, é óbvio, que para a próxima eleição, muitos que jamais pensaram ingressar na política, agora cresceram os olhos na tentativa de uma “beliscadinha” na “bendita” verba.
São muitos os pretendentes, como o deputado federal Tito, por exemplo, que a meu ver terá a maioria dos votos do oeste baiano, não só em Barreiras, mas quiçá em toda região, principalmente pelo seu incansável trabalho em prol dos homens do campo, com ajuda técnica, tratores, escavadeiras, silos, extensões elétricas, estradas, barragens, tanques e bebedores para a pecuária, apoio irrestrito à nossa bacia leiteira, e em todos os setores de atividade, como na saúde corporal e bucal, educação, infraestrutura, ferrovia oeste-leste, aeroporto de Barreiras, indicações as mais diversas, etc. Trata-se de um parlamentar com seu dia a dia repleto e sem descanso, sendo difícil, em razão do comprometimento com sua incansável labuta, podermos conversar, tantas são as suas tarefas.
A Sra. Marisete, esposa do prefeito de Barreiras, por razões óbvias também deverá ter boa votação para deputada federal, não somente aqui, mas em muitas cidades circunvizinhas, vez que vem ao longo do tempo alimentando tal pretensão, além de vir trabalhando incansavelmente sua candidatura. Ademais, como ex-prefeita da sua cidade de nascimento, conta com boa e imprescindível experiência política.
Outro candidato a Federal, Sr. Oziel Oliveira, faz no momento dobradinha com a sua esposa Jusmari, candidata a estadual. Acreditamos que sua progenitora terá muito mais chances do que ele, para ser reeleita. Ele foi por duas vezes prefeito do LEM, mas hoje há um prefeito que trabalha muito e, portanto, as dificuldades para sua eleição vão se acentuar. O eleitor em regra tende a optar por ideias mais novas.
Para deputado estadual teremos um páreo duro aqui em Barreiras, também na região, entre Jusmari Oliveira e Antônio Henrique Júnior. Os outros candidatos (as) terão dificuldades de eleição, caso centrem suas eleições aqui.
Como a política não nos oferece garantia de previsões corretas, daremos a mão à palmatória se nossas previsões não forem acertadas. Como dizia o saudoso Nelson Rodrigues, “a política é a arte do imponderável”.
Nossos candidatos bem que poderiam trabalhar contra o voto de “estrangeiros”, (candidatos de outras regiões) que a cada eleição abiscoitam razoável parcela dos nossos votos. Vamos dar atenção aos nossos, pois os de fora só vêm aqui na época das eleições.
Itapuan Cunha
Editor