Nosso município, tido como a Capital do Oeste, começa a experimentar uma situação nova na política. Não é que políticos de outros municípios começam a antever a possibilidade de transferir seus Títulos Eleitorais pra cá?
Não é segredo para mais ninguém, que o deputado estadual Eures Ribeiro, do PSD (o mesmo da ex-prefeita Jusmari Oliveira), está plantando a ideia de se candidatar para tentar substituir o atual prefeito Zito Barbosa, ao final do seu mandato.
Uma coisa é certa, uma campanha não surge à toa, sempre há outras pessoas que alimentam essa ideia, vez que nossa cidade, que lidera a região oeste da Bahia, sempre foi destaque e, por conseguinte o sonho de muitos, que assim entendem que uma boa administração o credenciará para voos mais longos.
Mas podemos arguir que Eures Ribeiro é um político de pés no chão, já que recentemente foi destaque em dois mandatos seguidos na sua cidade de origem, Bom Jesus da Lapa, o que o ajudou em muito na sua disputa para deputado estadual, com robustos 81.408 votos. Mas Barreiras dispõe de um eleitorado diferenciado, muito diferente. Nossa história na política sempre foi diferenciada.
No momento atual, quando se fala na disputa propriamente dita, vê-se que ainda é pouco o entendimento dos barreirenses, mas com o andamento pra valer sobre o pleito, o PSD indicará Eures ou a ex-prefeita Jusmari. Acontece que Jusmari sonha em voltar e o Eures, do mesmo partido, poderá atrapalhar os seus planos. Mas isto é problema do PSD…
Nossos pretensos candidatos, então, também já iniciaram conversas, entretanto, até o momento, não notamos quem se alinhará ao grupo e, principalmente, quem será o cabeça de chapa.
Há de se convir, igualmente, que qualquer prognóstico do momento é algo arriscado, mas um grupo em formação, de políticos mais novos, tende a crescer e, acredito, que nele figurarão políticos que jogarão suas fichas no candidato que escolherão.
Como a política é imprevisível, pois em suas conversas os acordos mudam repentinamente, tudo que afirmamos pode ser desfeito. O que vale mesmo, acreditem, são as escolhas que farão nas suas convenções. Ai, sim, é chegada a hora da verdade!
Itapuan Cunha
Editor