POLÍTICA EM BARREIRAS (IX)

Destaque

A luta política ora travada em Barreiras, visando a eleição que indicará o substituto do atual prefeito Zito Barbosa, pelos comentários que surgem está a mais de mil quilômetros por ora.

Mas, quando o assunto é a eleição para prefeito da mais importante cidade do oeste baiano e uma das mais destacadas em todo estado, é óbvio que o surgimento de uma gama de candidatos é praticamente aceitável.

Até nossa imprensa entra na zona das especulações, como uma das que vislumbrei semana passada, que o prefeito cogita apoiar a ex Jusmari Terezinha. Pelo sim, pelo não, pelo menos até os dias atuais, é uma narrativa que chega a provocar risos entre os atores da nossa política.

Há quem diga que o nosso alcaide prefere indicar um dos seus seguidores, provavelmente o atual vice, mesmo com os indicativos que este, sozinho, provavelmente não será uma bala na agulha. Daí surge a possibilidade do grupo governista, como se diz no futebol, contratar alguns craques para reforçar sua equipe.

Hoje, ocasionalmente, correu o boato sobre a viabilidade de uma coligação entre o pessoal ora no poder e o senador Otto Alencar, visando uma aproximação entre ambos, para lançamento de apoio a senhora Jusmari Terezinha, mas a seguir o senador desconversou incontinente.

Pretendentes ao cargo ainda são muitos, mas a indicação propriamente dita, por cada partido ou coligação, ainda dependente de muita negociação, muito entendimento.

Dos mais badalados no momento, o ex-deputado Carlos Tito, caso mantenha a pegada atual, é o concorrente que reúne maior possibilidade de galgar a vitória. Faz uma campanha enxuta e sempre promove eventos que beneficiam várias comunidades. Mantida a pegada, é um candidato difícil de ser batido.

A política, então, apresenta uma plêiade de facetas, algumas ainda desconhecidas por muitos dos seus atores. Dos que pretendem disputar a nossa eleição, se houvesse uma peneirada para avaliar suas aptidões ou chances de vitória, facilmente, pelo menos uns 60% deles, sequer registrariam suas candidaturas.

Itapuan Cunha

Comentarista da Política.

Deixe uma resposta