Já começam a surgir aspectos que provavelmente ocorrerão na campanha da próxima eleição para prefeito de Barreiras, daqui há 14 meses.
A nossa Câmara Municipal, por exemplo, que desde o início da primeira gestão do prefeito Zito aprovou inúmeras matérias por ele encaminhadas para votação e aprovação, “sem ao menos ter o cuidado de analisá-las detalhadamente”, propiciou ao gestor a tranquilidade que sempre quis.
Logo no início, por exemplo, chegou a aprovar taxa para uso de “barracas de praia“, dando a entender que nossos edis não observaram que estavam debatendo sobre um assunto alheio ao nosso município, sem praias. Talvez porque o projeto foi copiado do de Salvador, é uma constatação válida. Fizemos uma verificação e constatamos muitas semelhanças.
A estratosférica obediência ao gestor, que chegou em algumas ocasiões a ser de 18 x 1, ensejou aprovações as mais diversas, principalmente quando o assunto era “pedido de autorização” para contrair empréstimos junto a Caixa Econômica Federal e, pior ainda, oferecendo como garantia a arrecadação municipal, algo que poderá, num futuro bem próximo, comprometer as finanças municipais, pois chegamos a ouvir de uma vereadora contrária, que o endividamento total estaria próximo de 1 bilhão de reais e de que já tinha notícias que novo empréstimo, agora de 60 milhões de reais, está próximo de ser apresentado.
A propósito da extremada obediência dos senhores vereadores ao prefeito Zito, fala-se, agora, que começam a surgir alguns insurgentes, nada anormal, já como fruto da próxima campanha para renovação do seu mandato e, também, é óbvio, deles próprios, vereadores. São muitos interessados em ocupar a poltrona do Prefeito, a maioria sem condições de enfrentar a maratona financeira, mas há um bloco político que despontará com uma ótima condição econômico/financeira e, veladamente, já contatou considerável número dos atuais vereadores, boa parte já tendo aderido, mas guardando segredo até o momento oportuno.
Imagina-se, a boca pequena, que dos quatorze pretendentes a prefeito que citamos no corrente mês, até as convenções que homologarão os que realmente vão brigar pelo mandato, restarão no mínimo quatro candidatos.
O cargo de prefeito de uma cidade do porte da nossa, enfim, não é para qualquer um. Além do vasto conhecimento sobre os aspectos administrativo, financeiros, de tocar projetos e planejamento viário, de indicar auxiliares competentes, de ter uma visão futurista, de ouvir as comunidades, de aproximação com os munícipes. Quase tudo o atual prefeito tem, mas falta-lhe, talvez, uma jovialidade e alegria sentidas por muitos.. Na sua administração Barreiras progrediu muito, transformou-se como da água para o vinho, não se pode falar o contrário. Que o próximo alcaide saiba pelo menos acompanhar boa parte do que ele fez por Barreiras. Somos, agora, felizmente, uma cidade muito mais bonita, reconhecida e elogiada pelos que nos visitam.
Pra finalizar, eu, na condição de Cidadão Barreirense, desde agora torço para que nosso futuro prefeito corresponda aos anseios de todos. Seja quem for o escolhido, devemos torcer por uma boa condução da administração e que o progresso seja nosso parceiro constante.
Itapuan Cunha
Comentarista da Política