Índice é 12 pontos percentuais menor que o registrado no mesmo período de 2022
Plenário do STF Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Uma pesquisa do instituto PoderData realizada entre os dias 16 e 18 deste mês apontou que apenas 19% dos eleitores avaliam positivamente o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF). Os números indicam uma variação negativa na comparação com índice apurado há um ano.
De acordo com o levantamento, a taxa dos eleitores que dizem avaliar o trabalho dos magistrados como “bom” ou “ótimo” é 12 pontos percentuais mais baixa que a registrada em dezembro de 2022, quando estava em 31%. Em relação a junho deste ano, a diferença é de nove pontos.
A avaliação da Suprema Corte com os conceitos “ruim” ou “péssimo”, por outro lado, estava presente nas opiniões de 40% dos entrevistados há um ano. Já em junho de 2023, esse percentual caiu para 31%. Agora, em dezembro, o índice voltou a subir e está em 37%.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData com recursos próprios e os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2,5 mil entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.