Com a colaboração sólida da UFOB, os planos foram meticulosamente traçados por meio de um Termo de Cooperação Técnica
A entrega do Plano Municipal de Educação Ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) e a Secretaria de Educação (SEDUC) de São Desidério marca um importante marco para a população. O evento simbólico aconteceu no Auditório da Prefeitura na tarde desta quinta-feira (02/05), reunindo não apenas os envolvidos no trabalho de construção, mas também membros da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e do governo municipal.
“A construção deste Plano foi possível por meio do empenho da equipe escolhida para o trabalho, com muita dedicação, estudo, pesquisa, por meio das parcerias e com a colaboração das comunidades, construímos um Plano adequado a nossa realidade e agora firmamos o compromisso de colocá-lo em prática”, assegurou o prefeito Zé Carlos.
Paralelo ao Plano De Educação Ambiental, também foi construído o Plano de Turismo, entregue anteriormente. Os planos foram feitos com o apoio firmado com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio de um Termo de Cooperação Técnica. “Temos uma equipe técnica capacitada, que se empenhou nos dois Planos, eles são políticas públicas que terão as metas a curto, médio e longo prazo, executadas”, informa o secretário da SEMATUR, Joabe Pereira.
O Professor da UFOB, Paulo Baqueiro lembra que São Desidério se tornou referência na região. “São Desidério é um dos poucos municípios do oeste baiano com um Plano tão bem elaborado e atento ao contexto regional, pois foi feito com a participação ativa das comunidades, essa parceria trouxe conhecimento e vivência na formação dos nossos estudantes”, ressalta.
A secretária da SEDUC, Iléia Almeida, confirma a importância do Plano para o setor. “O trabalho é desafiador, a meta é que seja implementado junto à comunidade escolar da melhor forma possível para que faça diferença no cotidiano”, conclui.