PF inicia inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica

Destaque

Antes de iniciar a análise, cada integrante da polícia assina um termo de confidencialidade

A abertura dos códigos deve ser obrigatoriamente realizada antes de cada pleito | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Os técnicos da Polícia Federal (PF) começaram nesta segunda-feira, 22, a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica. Os representantes também analisaram o sistema eletrônico de votação. O processo ocorre na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Até a sexta-feira 26, os agentes devem trabalhar no subsolo do TSE, preparado especialmente para o ciclo de inspeções. No local, eles recebem informações e também podem esclarecer dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral com a Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral.

A abertura dos códigos deve ser obrigatoriamente realizada antes de cada pleito, sendo uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral e prevista na resolução do TSE. O código é um conjunto de comandos e instruções, escritos em uma linguagem para computadores, assim, o dispositivo integra um programa que aciona o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, das Forças Armadas, da Ordem dos Advogados, da Polícia Federal, entre outros, podem analisar esse conjunto de linhas da urna eletrônica. Antes de iniciar a inspeção, cada integrante assina um termo de confidencialidade para acessar os códigos. As Forças Armadas já realizaram a análise.

REVISTA OESTE

Deixe uma resposta