O presidente diz que parte do valor dos dividendos será investido pela companhia
Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nesta quinta-feira (10), em visita ao Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a Petrobras irá diminuir os dividendos de acionistas. Na explicação do petista, a estatal destinará parte dos recursos que seriam entregues aos acionistas para investimentos.
– A Petrobras vai parar de mandar todos os dividendos para acionistas e vai mandar parte dos dividendos para se transformar em investimento para produzir mais gás, óleo, gasoduto e conhecimento científico e tecnológico – disse Lula.
E continuou:
– A Petrobras não é só uma empresa de petróleo, é uma empresa de energia. Muito mais do que isso, é a empresa que mais investe em pesquisa neste país.
A Petrobras anunciou, no mês passado, a nova política de distribuição de dividendos, reduzindo o percentual de 60% para 45% do fluxo de caixa livre, isto é, o dinheiro que fica à disposição no caixa. A nova regra foi definida após reunião do Conselho de Administração da companhia.
A distribuição de 45% do fluxo de caixa livre só ocorrerá quando a dívida bruta da Petrobras for igual ou inferior ao limite máximo de endividamento delineado no Plano Estratégico 2024-2028, e também quando a empresa registrar lucro em um trimestre. Nesse cenário, os dividendos serão distribuídos a cada trimestre.
PLENO.NEWS