Representantes de partidos de esquerda e extrema esquerda estarão reunidos em Brasília
XXV edição do Foro de São Paulo, em Caracas, na Venezuela Foto: EFE/ Rayner Peña
Uma petição online junta assinaturas para enviar ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) um pedido para que ele impeça a realização do evento do Foro de São Paulo no Brasil.
O documento, já assinado por mais de 9 mil brasileiros, mostra preocupação com o teor do evento e diz que eles “continuam com sua retórica de unidade contra o imperialismo neoliberal”.
– A cúpula aspira a se tornar um espaço geopolítico de confronto aos Estados Unidos e de espaço para a Rússia e China – diz parte da petição.
Sobre as questões regionais, o abaixo-assinado mostra preocupação com o pedido de suspensão imediata do bloqueio comercial e financeiro a Cuba; a denúncia de que El Salvador, que luta contra o crime organizado, estaria violando direitos humanos; interferência nas eleições da Guatemala; entre outros.
– Estamos escrevendo ao secretário-geral da OEA, Luis Almagro, para que ele use sua capacidade diplomática e censure uma cúpula que pretende ser uma involução democrática em toda a região (…) O Foro de SP é apoiador destes regimes e é um verdadeiro encontro de “alastramento” de estados autoritários e precisamos agir urgentemente – completa o texto.
PLENO.NEWS