Paulo Guedes: “Estados nunca receberam tanto dinheiro”

Reforma Tributária

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: PR/Anderson Riedel

Nesta sexta-feira (13), o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a alfinetar os governadores dos estados, ao afirmar que as unidades da Federação “nunca receberam tanto dinheiro”. Ele deu declarações ao programa Economia em Foco, da Jovem Pan.

O ministro também falou sobre a tributação no Brasil e as pressões contra a proposta de reforma tributária. Segundo ele, “não são os assalariados” que estão se colocando contra a reforma.

Guedes disse que é vergonhoso não pagar imposto.

– O que tem é muita versão política, muita guerra política e, naturalmente, como em qualquer reforma tributária, quem vai começar a pagar mais impostos são os rendimentos de capital. Não são os assalariados que estão reclamando, são os lobbys corporativos. Você está vendo federação de indústria que quer pagar menos, escritórios de advocacia que vão começar a pagar imposto. Eu digo sempre o seguinte: você não tem que ter vergonha de ser rico no Brasil, mas sim de não pagar impostos. É um absurdo isso. Quando você cobra 27,5% de um funcionário seu, você quer pagar 0% sobre o rendimento do capital. Quer dizer que o rendimento de trabalho vai para 27,5% – falou.

Ele declarou ainda que o Brasil se transformou em uma “fábrica de desigualdades”, citando exemplos dentro da administração pública.

– O Estado brasileiro foi capturado, virou uma fábrica de desigualdades e de privilégios. Você entra na Previdência, tinha uma fábrica de privilégios para quem já ganhou dinheiro a vida inteira e o Estado garante uma aposentadoria 10 vezes maior do que a de quem não ganhou dinheiro a vida inteira. […] Ai você chega no tributário e é a mesma coisa. O Estado tributa muito e tributa mal. Tem trabalhador que ganha R$ 1.900 por mês e paga imposto de renda e quem ganha mais pagam zero e fazem barulho.

Pleno.News

Deixe uma resposta