PÁSSAROS DE ARRIBAÇÃO

Destaque

Logos de diversos partidos políticos em um fundo branco

Procurei no Aurélio e não encontrei o significado, porém oriundo da cultura popular, até mesmo do senso comum, pássaros de arribação são aquelas espécies de aves raras que mudam de lugar conforme a ação das intempéries. Se não se encontram seguros ou confortáveis com o inverno, voam por milhares de quilômetros para regiões mais quentes.

A característica muito peculiar é que após o inicio do degelo, voltam para o mesmo lugar de onde vieram, com um sentido de localização impressionante. Como se fossem adaptados com GPS.

Na política, o voo não é tão expressivo, mas acontece com a mesma regularidade e idêntica similaridade. Porém não são afetados por intempéries, chegam em qualquer estação. Essas aves políticas não são por assim dizer, raras. No entanto seguem o procedimento padrão de voltar de um lugar para outro, com idêntica precisão.

Basta que em determinado momento, uma ação popular esteja em movimento e seja contrária, ou mesmo, uma ameaça aos interesses de alguma região.
Chegam fazendo alarde, aparentando representarem uma força dominadora e aterrizam no local pavoneando-se e agitando suas longas asas.

Ao contrario das aves de arribação, não fogem nem no frio nem buscam lugares mais quentes e amenos, pois pretendem apenas a pura dominação, em qualquer lugar em que pousem. Ou seja, interferir no que está dando certo, no que representa evolução e progresso.

Buscam o voto, sua ração preferida pois essa e a razão única de sua subsistência. Chocam seus ovos no terreno alheio sem o menor constrangimento.

E quando esses pequenos seres bicam a casca e saem para o mundo, prosseguem na mesma devastação e na mesma dependência de seu alimento indispensável: o voto popular.

São conhecidos como aves paraquedistas. Seres alados que se instalam provisoriamente, com o intuito muito claro de interferir nos interesses de uma comunidade. Quando cantam mudam de cor. Sentados são uma coisa, mas em voo, são completamente diferentes. Essa pois, seja a razão de serem raros, mas facilmente identificáveis.

Qualquer alusão com a política barreirense atual, é mera coincidência.

Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação em parceria com o tradicional Blog do Itapuan.

Deixe uma resposta